O que é Marketing Digital e como funciona o marketing digital

compartilhe:

Para aqueles de nós que vivemos e respiramos o mundo do marketing digital, sabemos há muito tempo como o marketing digital pode ser eficaz. Você obterá resultados que simplesmente não consegue mais com as táticas de marketing tradicionais.

Mas se você nunca usou o marketing digital, pode parecer que você está dando um grande passo em um território desconhecido. Há muitas novas táticas confusas, as pessoas continuam falando em siglas e os funis parecem muito importantes.

Você deve saber de antemão. Você está dando um grande passo na direção do sucesso empresarial.

Anúncios impressos, rádio e mala direta podem parecer atraentes, mas com o consumidor conectado de hoje, essas táticas não têm muito impacto nos números de tráfego, volume de vendas ou valores de pedidos.

É por isso que as empresas de sucesso dependem do marketing digital.

Portanto, estou aqui para dizer o que é marketing digital, como ele é feito e como você pode se beneficiar dessas táticas que comprovadamente aumentam as vendas e os lucros.

Definido por marketing digital

Vamos começar com o básico…

O que é marketing digital?

O marketing digital é o ato de promover e vender produtos e serviços, aproveitando táticas de marketing online, como marketing de mídia social, marketing de busca e marketing por e-mail.

Essa é a definição formal.

Mas, honestamente, o marketing digital é apenas marketing.

E a regra nº 1 em marketing é fazer a oferta certa, na hora certa, no lugar certo. Você precisa se conectar com seu cliente onde ele estiver.

Não é nenhuma surpresa que os consumidores de hoje estejam online: frequentando as redes sociais, mantendo-se atualizados em sites de notícias e blogs e pesquisando online quando precisam.

É por isso que, para obter melhores resultados de marketing, você também precisa estar online – chamando a atenção das pessoas, criando interesse em seus produtos e serviços e impulsionando as vendas com marketing digital .

E funciona tão bem que os profissionais de marketing não pensam nisso como uma alternativa ao marketing “tradicional”. Eles estão entusiasmados com os resultados que são capazes de gerar.

Como funciona o marketing digital

O marketing digital funciona criando pontos de contato, ou pontos de interação, em uma variedade de canais digitais – como Instagram, mecanismos de pesquisa, e-mail e YouTube – para construir um relacionamento com clientes em potencial.

Todos esses criam familiaridade e confiança, então, quando as pessoas finalmente estão prontas para comprar, elas procuram você primeiro.

Mas há mais do que isso.

A regra nº 1 em marketing é fazer a oferta certa, na hora certa, no lugar certo .

O marketing digital não é apenas “estar lá” quando seus clientes estiverem prontos para comprar. Trata-se de criar o desejo de comprar e persuadi-los a comprar mais cedo (e possivelmente com mais frequência).

É também ser mais do que um comerciante. Por meio do marketing digital, você pode realmente se tornar um guia e um amigo de confiança – então, quando você faz uma recomendação, as pessoas ficam ansiosas para ouvir (e comprar).

O que isso parece?

Vejamos alguns exemplos.

Digamos que você decida que precisa de um novo espremedor. Normalmente, quando você começa a pensar em comprar algo, não corre até a loja e compra o primeiro produto que vê. Você faz algumas pesquisas primeiro.

Você começa pesquisando na Internet para saber quais são suas opções.

Inicialmente, você está procurando as melhores marcas e os melhores preços. E, depois de ter uma ideia de quais são suas opções, você procura avaliações, pergunta a opinião de amigos e familiares, compara e avalia estudos de caso.

Esse é um cenário. Outro pode ser iniciado com um e-mail.

Digamos que você se inscreveu para receber e-mails de um blog que fala sobre saúde natural. Um dia, eles enviam um e-mail com um link para um artigo com receitas de sucos. Você clica, lê o artigo e percebe que sua centrífuga não aceita as verduras que eles recomendam.

Convenientemente, no artigo, há links para espremedores que podem fazer o trabalho …

… E você está intrigado. Mas você não está pronto para comprar ainda . Você ainda deseja pesquisar antes de comprar.

Assim como você fez no primeiro cenário, você começa a pesquisar na Internet …

… Comparando preços…

… Lendo resenhas…

Somente quando sentir que tem informações suficientes, você comprará – e geralmente da marca que forneceu as melhores informações.

A chave para o sucesso do marketing digital

Lembre-se de que o marketing digital foi projetado para fornecer aos consumidores as informações de que precisam, quando precisam, para que eles recorram a você primeiro quando chegar a hora.

Como mencionado antes, isso requer a construção de um relacionamento. E há muitas maneiras de fazer isso

Algumas das táticas que você pode usar são:

  1. Marketing de conteúdo
  2. Anúncio
  3. Mídia social
  4. O email
  5. Marketing de busca
  6. Análise de site
  7. Otimização da taxa de conversão

Mas você não quer adotar táticas digitais aleatoriamente ou se concentrar exclusivamente em uma única.

Você deseja integrar estrategicamente todas as táticas disponíveis para fornecer informações relevantes e úteis que respondam às perguntas de seus clientes e aprofundem seu relacionamento com você.

E, idealmente, você fornecerá esse valor em cada estágio de interação com seu cliente.

Faça isso e você levará os clientes perfeitamente em uma jornada: da conscientização ao engajamento, à conversão e muito mais.

Funciona?

O marketing tradicional era demorado, difícil de controlar e caro. É por isso que o marketing digital mudou completamente o jogo.

Usando táticas digitais, você pode se envolver diretamente com seus clientes – para que nunca seja uma empresa fria e impessoal.

Para começar, o marketing digital é mais fácil. Oferece vários canais onde você pode se conectar com as pessoas. E você pode conversar com eles em tempo real, para responder às suas perguntas e superar as objeções à medida que surgirem.

Mas isso não é tudo.

O marketing digital também é mais rápido. Já se foram os dias de grandes tiragens e correspondências. Você pode escrever uma campanha de e-mail pela manhã e enviá-la no mesmo dia.

E em minutos, você pode saber se está funcionando, porque você pode rastrear aberturas, cliques e vendas conforme eles acontecem. Isso significa que você pode fazer alterações mais rapidamente e economizar tempo se algo não estiver funcionando.

E finalmente…

O marketing digital é mais eficaz. Há uma transparência que não existia no marketing tradicional. Usando táticas digitais, você pode se envolver diretamente com seus clientes – para que nunca seja uma empresa fria e impessoal.

O que significa que você pode construir relacionamentos reais … melhorar o engajamento e a confiança … e converter compradores em fãs que não se cansam de seus produtos.

Resumindo, o marketing digital encurta a jornada do estranho ao comprador e aumenta o valor da vida de cada cliente.

Transformando a relação fornecedor-cliente

Uma das chaves do poder do marketing digital é sua capacidade de transformar empresas sem rosto em amigos de verdade.

Tradicionalmente, o marketing era egoísta. Por padrão, era uma conversa unilateral, com as empresas divulgando suas mensagens, mas nunca ouvindo. E forçou os clientes em potencial a se conformarem com qualquer formato de comunicação ou canal de preferência de uma empresa.

O digital oferece opções aos consumidores. O que significa que você pode personalizar a experiência de seu cliente.

Eles preferem se conectar no Instagram ou Youtube? Você pode construir uma comunidade próspera nos sites de mídia social de que seu público mais gosta.

Eles preferem assistir a vídeos ou ler postagens de blogs? Você pode empacotar seu conteúdo em formatos de texto e vídeo e deixá-los escolher o que visualizar.

Eles querem ouvir de você diariamente ou semanalmente? Ou eles só querem ouvir sobre tópicos específicos? Você pode segmentar suas listas de clientes para garantir que as pessoas ouçam quando e como preferirem.

Resultado

O marketing digital não mudou apenas o marketing. Melhorou.

Em menos tempo e com menos esforço, você pode obter resultados muito melhores.

E aprender as estratégias é fácil. Leia E-book Gratuito Como Criar Seu Negócio Online do Zero! Passo a Passo para uma visão geral das 7 táticas principais que você usará.

Então você pode construir sua própria máquina de marketing digital – e começar a ver resultados reais imediatamente.

Artigos Relacionados

Deixe Seu Comentário

Livro Digital Grátis

E-book Gratuito: Como Criar Seu Negócio Online Como Afiliado do Zero! Passo a Passo.

Os recursos que encontrará neste livro você aprenderá em detalhes o que funciona hoje para ter seu negócio online como afiliado, mesmo que você seja iniciante e não tenha conhecimento nenhum.

Claro, seus dados estão 100% seguros!