O que é um Nicho de Mercado

compartilhe:

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on telegram

Um nicho de mercado reúne um grupo de pessoas de um mercado que tem características em comum. A melhor forma de entender é com um exemplo.

Um dos mercados mais lucrativos da Internet é o mercado de emagrecimento e esse mercado se divide em centenas de nichos, como:

Emagrecimento com exercícios físicos, emagrecimento com dieta XYZ…

Importância da Escolha do Nicho

Esse é um ponto fundamental para quem está começando um projeto para ganhar dinheiro na Internet. A Escolha do Nicho é um ponto que muitos travam.

Esse artigo vai te ajudar a superar isso, e a escolher o nicho da melhor forma possível, para que você possa de fato ganhar dinheiro online

Segmentos de Mercados

Um mercado e um nicho podem ser segmentados. Segmentar é agrupar por característica do grupo. Vamos a alguns exemplos para você segmentar:

  • Segmentação geográfica – Onde seu público está? No Brasil? Em que estado? Em que Cidade? Em que bairro?
  • Segmentação demográfica – Se baseia nas características como idade, sexo, classe social, profissão, grau de estudo, raça, religião, nacionalidade, tamanho da família, etc;
  • Segmentação psicográfica – Usa critérios como personalidade, estilo de vida, valores morais, visão de mundo.
  • Segmentação comportamental – Analisa o comportamento com relação a um produto ou conteúdo. O quanto seu público conhece do assunto, onde procura por informações, sua atitude, uso e resposta à solução.

Como Identificar Nichos de Mercado

Eu vou te ensinar agora, o que exatamente eu faço para identificar nichos em potencial. Vou te dar um passo a passo simples (3 passos na verdade), para que você possa validar o potencial de um nicho:

01 – Pesquisar pelo Nicho

A pesquisa do nicho começa com assuntos que você já tenha uma certa afinidade. Você começa por aquilo que você gosta. Depois disso, você precisa verificar o tamanho deste nicho. Isto é feito verificando a quantidade de pessoas que pesquisam sobre uma determinada palavra-chave. Por exemplo, “emagrecer sem fazer dieta”. O ideal nesta fase é não ter pressa.

Além de assuntos que você gosta, pesquise também assuntos que você já domina e tenha alguma experiência, ou de algum assunto que você deseja aprender.

Faça uma extensa pesquisa com diversas palavras-chave. O ideal para fazer isso é usar ferramentas pagas. Porém, se você está começando, o ideal é usar opções gratuitas:

02 – Organizar a informação

Depois que você fizer uma extensa pesquisa, organize toda essa informação em uma planilha, coloque as palavras- chave por ordem de pesquisa, como no exemplo abaixo.

03 – Mensurando o potencial

Nesse exemplo, estou medindo o potencial de pessoas que estão buscando formas de ganhar dinheiro. Pelas quantidades de pesquisa, consigo visualizar o potencial deste mercado que é muito grande. Se você encontrar poucos resultados, para várias palavras chave relacionadas pesquisadas. Volte para o início e verifique se realmente a ideia inicial está ok.

Lista de Nichos de alto potencial

Bom, agora eu vou facilitar a sua vida. Te ensinei como eu valido nichos, agora eu vou te entregar uma lista de nichos que já estão validados. Bastando somente você montar sua estratégia.

Nicho #01 – Artes em Geral

Um nicho que tem muitas oportunidades! As artes têm atraído cada vez mais pessoas e se tornado um hobby. Você pode ensinar sobre qualquer segmento da arte, como exemplos: desenhar, pintura, artes gráficas…. Inclusive já existem bons produtos neste nicho, abrindo possibilidade para trabalhar como afiliado, aprender do nicho e lançar seus produtos. São infinitas possibilidades neste nicho.

Nicho #02 – Análise de Negócios e Dados Estatísticos

Muitas empresas precisam de profissionais que saibam elaborar e analisar dados. Essas informações são estratégicas para o crescimento dos negócios. Você pode criar um curso nesta área, formando profissionais capazes de elaborar esses dados e gerar relatórios estratégicos através deles. Com o crescimento de pequenas empresas digitais, elas podem precisar desses dados, e pagar pessoas para fazer isso. É um nicho a ser explorado e com potencial de crescimento nos próximos anos.

Nicho #03 – Turismo e Viagens

Este é um nicho que pode ser muito explorado. Muitas pessoas amam viajar, e isso torna esse nicho muito lucrativo. Você pode usar a criatividade para atuar nesse nicho. É possível ser afiliado de redes de hotéis, trabalhar com parcerias, fazer recomendações em artigos em um blog, gravar vídeos em pontos turísticos…

Nicho #04 – Artesanato e “Faça você mesmo”

Cada vez mais pessoas têm procurado pela técnica “faça você mesmo. É um nicho muito interessante que
tem crescido consideravelmente. E isso é simples de entender, além de ser uma fonte de renda extra, é uma
forma de se divertir.

Nicho #05 – Emagrecimento Natural

Um dos principais mercados do Marketing Digital é o de Emagrecimento. Concorrer nesse mercado é muito
complicado, a não ser que você encontre os nichos certos… Aí tudo facilita. Os nichos de emagrecimento
natural têm crescido muito. Isso porque as pessoas estão em busca não somente de emagrecer, mas
também de saúde.

Nicho #06 – Confeitaria Caseira

Você já comeu um bolo de pote? Esse é só um exemplo do que pode ser explorado no nicho de confeitaria
caseira. Se você domina a arte da confeitaria pode criar conteúdo e vender em um curso online. Ou criar
conteúdo para atrair pessoas e vender produtos como afiliado.

Nicho #07 – Qualidade de Vida – Redução do Stress

O estilo de vida atual tem levado muitas pessoas ao limite. O stress tem dominado muitas pessoas. E por isso,
esse nicho se torna de grande potencial. Cada vez mais pessoas estão procurando formas de reduzir o
stress. Produzir conteúdo sobre isso, oferecendo produtos que vão ajudar a ter uma vida mais equilibrada é
com certeza uma boa opção para ganhar dinheiro com marketing digital de verdade

Nicho #08 – Qualidade de Vida – Atividade Física

A busca por atividade física tem crescido a cada dia, e isso não somente por pessoas que querem emagrecer, mas também por pessoas que estão buscando uma maior qualidade de vida. Sem contar os motivos de beleza estética, quem não gosta de ficar mais bonito? Rsrsrsr. Isso torna esse nicho um dos melhores do mercado. Não é um nicho considerado fácil, mas é possível explorar com conteúdo direcionado e trabalho com constância.

Nicho #09 – Qualidade de Vida – Ansiedade

É difícil não encontrarmos uma pessoa que não sofra ou já sofreu com ansiedade. E o pior, a ansiedade se não monitorada pode levar a síndrome do pânico, que é uma doença terrível. Por isso, muitas pessoas têm procurado formas de vencer a ansiedade. Milhares de livros são vendidos todos os meses sobre esse tema. E isso tudo mostra o potencial deste nicho.

Nicho #10 – Qualidade de Vida – Alimentação Orgânica

Os alimentos, de forma geral, são carregados de substâncias que nos fazem mal. Os legumes e verduras são carregados de agrotóxicos. As carnes carregadas de hormônios. Alimentos congelados estão cheio de conservantes. E por isso, muitas pessoas estão procurando ter uma alimentação orgânica, inclusive como cultivar alimentos orgânicos em casa.

Nicho #11 – Cabeleireiro

Esse é um nicho bem específico e a proposta é para pessoas que já tem o conhecimento de cabeleireiro para ensinar. O Ensino a Distância (EAD) não para de crescer e está cada vez mais fácil lançar um curso online. Inclusive você pode fazer isso de forma gratuita usando as plataformas de digitais Hotmart, Eduzz e Monetizze. Essas plataformas te permitem criar áreas de membros (ambientes EAD) para você hospedar as suas aulas e ensinar os seus alunos. Melhor ainda que as plataformas também administram as vendas, a entrega do login do curso para os alunos e ainda poderá contar com afiliados para vender o seu curso.

Nicho #12 – Cápsulas Naturais

A Internet abriu um mar de possibilidades de vendas. As cápsulas naturais simplesmente “arrebentam” de vender. Você pode atuar nesse nicho basicamente de duas formas: 1) lançar seus próprios produtos em parceria com fabricantes, ou 2) vender como afiliado. O sistema é basicamente o mesmo de produtos digitais.

Nicho #13 – Ganho de Músculos

Esse é um nicho que pode ser amplamente explorado. Inclusive é possível combinar a atuação com outros nichos, como perda de peso. No nicho de ganho de músculos você ainda pode oferecer produtos sobre mentalidade. Pois no processo de ganho de músculos a motivação é um fator fundamental.

Nicho #14 – Conquista

Muitas pessoas estão em busca de conquistar um parceiro ideal. E adivinha para onde elas vão buscar informações? Na Internet, mais especificamente no Google e no YouTube. Este nicho é recheado de produtos que atuam em sub-nichos mais específicos, como conquistar pessoas com frases, para exemplificar.

Nicho #15 – Investimentos

No YouTube encontramos canais enormes que falam exclusivamente de investimentos financeiros. Trazendo conteúdo com as melhores formas de investir dinheiro e recursos. É um nicho concorrido, mas ainda é possível se posicionar neste nicho, desde que você segmente mais o nicho e se diferencia da concorrência.

Nicho #16 – Enriquecimento (Liberdade Financeira| Coaching Financeiro)

Quem não gostaria de enriquecer? Todo mundo que eu conheço gostaria de ter mais dinheiro, isso mostra o potencial desse nicho. Se no nicho de investimentos, geralmente é abordado a parte técnica, no nicho de enriquecimento geralmente é abordado questões de mentalidade e estratégias para enriquecer. Se você quer atuar neste nicho, é interessante que você estudo coaching financeiro.

Nicho #17 – Gestão e Produtividade

Gerir bem alguma coisa requer conteúdo técnico. Todas as pessoas estão precisam gerir bem alguma coisa, nem que seja sua vida própria. Este nicho pode ser desmembrado em diversos sub-nichos. Como produtividade pessoal, gestão de negócios, gestão de projetos…

Nicho #18 – Trabalhar em Casa pela Internet

São muitas vantagens que se tem hoje ao trabalhar em casa, e isso por causa das dificuldades ao trabalhar fora, perda de tempo no trânsito, baixa remuneração, falta de identificação com o tipo de trabalho realizado. O ser humano se sente satisfeito quando aquilo que ele faz tem um propósito maior. Trabalhar em casa pela internet permite que as pessoas possam trabalhar com assuntos que elas se identificam. E transmitir essa ideia é algo também que pode ser altamente lucrativo.

Nicho #19 – Coaching (Diversas Especializações)

Os nichos de coaching estão relacionados principalmente com o mercado de desenvolvimento pessoal. Porém, podem se relacionar com outros nichos, como por exemplo, o nicho de emagrecimento (coaching de emagrecimento). Se você tem uma formação em coaching, pode usar toda a estrutura do marketing digital para vender seus serviços ou criar produtos digitais.

Nicho #20 – Concurso Público

A crise econômica, que o Brasil passou (ainda passa) nos últimos anos, fez com que dois mercados crescessem significativamente: o de Empreendedorismo Digital e o de Concursos Públicos. Apesar de eu ter listado “Concurso Público” como nicho ele é na verdade um mercado que pode ser explorado em diversos nichos. Para afiliados não faltam produtos para ganhar dinheiro.

Nicho #21 – Culinária

Mais um nicho que pode desdobrado em diversos sub-nichos. Programas de TV como o Master Chefe, fez com que esse nicho “explodisse”. Muitos cursos online de culinária venderam e vendem muito. Assim, você pode atuar como produtor (caso seja um bom cozinheiro) ou como afiliado, dos diversos cursos disponíveis.

Nicho #22 – Edição de Imagens e Vídeos

O crescimento da Internet abriu infinitas oportunidades. Muitos empreendedores digitais precisam de prestadores de serviços para criar imagens e editar vídeos. E isso é só um exemplo do potencial deste nicho. Cursos neste nicho têm alto número de vendas, o que o torna altamente lucrativo para afiliados.

Nicho #23 – Criação de Filhos

Existem milhares de pais que estão em busca de como criar os seus filhos da melhor forma possível. Vão em busca de blogs e vídeos que lhes dêem boas dicas. Assim, você pode atuar nesse nicho, criando conteúdo de qualidade.

Nicho #24 – Idiomas

Mais um mercado aqui, que é divido em nichos conforme interesse do público. Exemplo: aprender inglês para o trabalho, aprender espanhol, inglês para viagens, aprender inglês rapidamente.

Nicho #25 – Novas Mamães

A maternidade é algo único na vida de uma mulher, porém, juntamente com ela vem uma séria de mudanças. E essas mudanças levam as mamães a procurarem soluções. E aí está o potencial deste nicho.

Nicho #26 – Novas Mamães – Forma Física

As mudanças corporais levam às mamães a buscarem soluções caseiras. E aqui dois tipos de produtos podem ser oferecidos: alimentação saudável e atividade física em casa. Uma vez que a mamãe terá menos tempo, oferecer uma solução caseira é uma excelente solução.

Nicho #27 – Aulas de Música Online

O mercado da música é um mercado com grande potencial na Internet. Um dos que, com certeza, vão continuar a crescer são as aulas de música online. Você pode aprender a tocar praticamente qualquer instrumento online.

Nicho #28 – Deixar Vícios (Parar de Fumar, Bebida…)

Esse nicho se enquadra em mais de um mercado, algumas pessoas podem querer parar de fumas porque estão doentes, e outras que apesar de não estarem doentes querem parar de fumar pra ter mais qualidade de vida. Você

Nicho #29 – Papais

Assim como tem milhares de mamães que estão buscando várias soluções, muitos papais também estão. Como ser melhores pais, como criar e educar filhos… Em fim. Esse nicho também tem um grande potencial.

Nicho #30 – Técnicas de Vendas

Aprender a vender é pesquisado por muitas pessoas. Recentemente na Internet empreendedores digitais tem pesquisado por gatilhos mentais, copywriting…. Que são assuntos que estão relacionado com vendas.

Nicho #31 – Animais de Estimação

Quem não ama seus animais estimação? No mercado tradicional os pets movimentam bilhões, e no mercado digital esse potencial já tem sido experimentado. Desde ebooks a cursos… Os Pets te permitem a ganhar muito dinheiro online.

Nicho #32 – Redes Sociais

Costumo dizer que as Redes Sociais são os lugares onde os nossos clientes vão estar. Saber atuar nela é extremamente importante. Existem centenas de produtos digitais sobre Redes Sociais, fazendo delas excelentes nichos tanto para produtores quanto afiliados.

Nicho #33 – Softwares e Apps

No meu canal tem uma entrevista com um aluno que desenvolveu um curso sobre programação. Esse nicho (na verdade é praticamente um mercado) pode ser desmembrado em diversos subnichos. Para validar a sua ideia, use o método do início do e-book.

Nicho #34 – Marketing Digital

Esse é um nicho bastante peculiar, pois pode ser dividido em diversos sub-nichos. O que acaba acontecendo é que todas as formas de ganhar dinheiro online acabam sendo chamadas de Marketing Digital. Porém, não necessariamente é marketing digital. O que causa confusão é que marketing digital é também o processo em si de vendas online. Assim como empresas criam o seu marketing, no ambiente digital elas criam estratégias de marketing digital.

Nicho #35 – Emprego

Muitos desempregados estão buscando forma de se recolocar no mercado, por isso esse nicho é muito promissor e pode ser explorado de diversas formas. Inclusive mostrando formas alternativas ao emprego, como o empreendedorismo digital.

Nicho #36 – Ganhar Dinheiro

Nesse nicho você pode explorar todas as formas de ganhar dinheiro e não somente online. Tem muitas pessoas pesquisando online como ganhar dinheiro tanto na internet quanto fora dela.

Nicho #37 – Curas Naturais

Muitas doenças são causadas por fatores controladas, como alimentação errada. A busca por cura natural, através de chás e suplementos tem crescido muito. Porém, é preciso cuidado com esse nicho para não iludir pessoas que precisam de tratamento médico tradicional.

Nicho #38 – Relacionamentos

Muitas pessoas estão busca de informações sobre relacionamentos, desde namoro a casamento. Muitas possibilidades de retorno aqui. São nichos com diversos produtos lançados.

Oque é preciso para escolher um nicho

Agora que você já sabe o que um nicho de mercado e tem algumas ideias de por onde começar, é hora de escolher o seu.

No momento de escolher seu nicho é preciso levar esses três pontos abaixo:

  • 1º: Demanda E Lucratividade: Numero de pessoas interessadas, crescimento, bons “Produtos” para promover;
  • 2º: Paixão Ou Curiosidade: Não é essencial, porem gostar do assunto vai facilitar muito;   
  • 3º: Conhecimento Ou Habilidade: Não é essencial, porem no inicio facilita o trabalho;

Analisando demanda e lucratividade

Agora é preciso que você analise a demanda e lucratividade do nicho que escolheu. Para isso pontuei a forma mais simples para

Interesse:

Verifique se há muitas pessoas buscando sobre o assunto.

Planejador de palavras chaves, Facebook, Youtube…

Tendências:

Google Trends, Perguntas E Respostas

Aprovação/Busca Social:

Verifique como estão as buscas no Youtube, Comentários De Blog, Grupos

Produtos:

Importantes ter vários para promover

Concorrência :

Verifique o que já funciona! Você consegue fazer melhor? Concorrentes são ativos, competentes, Incompetentes?

Conclusão

Espero que esse artigo tenha te ajudado na escolha do seu nicho. Um ponto importante e quero reafirmar é: Não deixe a escolha do nicho te travar! Coloque o conhecimento aprendido em prática e você vai conseguir.

Artigos Relacionados

Deixe Seu Comentário