por: Invest Sustain
O mercado de seguros é essencial para o desenvolvimento econômico do Brasil, arrecadando R$ 660,5 bilhões em receita, equivalente a 6,2% do PIB.
A origem do seguro remonta a acordos de proteção mútua entre caravanas de cameleiros, há mais de 23 séculos antes de Cristo.
No Brasil, o setor de seguros começou a se desenvolver no século XIX, acompanhando a expansão econômica e comercial do país.
Com o tempo, o mercado brasileiro se diversificou, incluindo seguros para vida, saúde, automóveis e, mais recentemente, para sistemas de energia solar.
O seguro para energia solar surgiu para proteger equipamentos contra riscos como vendaval, granizo, incêndio e roubo, oferecendo melhor custo-benefício.
Este tipo de seguro visa restabelecer o equilíbrio financeiro, indenizando apenas o valor perdido, sem gerar lucro ou prejuízo para o segurado.
Baseado na confiança mútua, o seguro é um contrato de boa fé, sendo essencial para a proteção do investimento do cliente e para a competitividade do profissional no mercado.