por: Invest Sustain
A energia solar é crucial para a transição energética global, reduzindo a dependência de combustíveis fósseis e gerando eletricidade limpa.
O Brasil se destaca como o sexto maior em capacidade instalada de energia solar e será o quinto maior mercado global até 2032.
A operação das plantas solares e eólicas é intermitente, exigindo complementação com energia térmica para garantir oferta constante.
A hibridização e o uso de sistemas de armazenamento de energia com baterias são essenciais para uma geração de energia mais segura e econômica.
Projetos como o Salares Norte no Chile mostram como a combinação de energia solar e diesel pode atender necessidades específicas em locais remotos.
A entrada da Aggreko no mercado brasileiro com energia solar destaca-se por benefícios ambientais e econômicos, e por reduzir perdas no sistema elétrico.
A geração distribuída e a hibridização estão fundamentais para desbloquear o potencial solar, oferecendo uma matriz energética mais limpa e sustentável no Brasil.