Manchester City promete transformar CT em "usina" de energia renovável

por: Invest Sustain

O Manchester City revelou seu plano de tornar a City Football Academy de Manchester, seu centro de treinamento, em um dos maiores produtores de energia renovável do mundo do futebol.

O clube pretende instalar e colocar para funcionar, até o fim do ano, mais de 10 mil painéis solares na região.

O City apresentou o seu plano. O objetivo é conseguir aprovação para instalar 10.887 painéis de energia fotovoltáica, capazes de gerar até 4,39 MWh de energia por ano.

No Brasil, isso daria para fornecer energia para 2007 residências, mas esse número cai na Inglaterra para 1626 habitações, porque lá o consumo médio mensal é maior.

Não se trataria de uma grande usina, mas é uma quantidade alta de painéis para um centro esportivo. É o que explica Vinícius Oliveira da Silva, do Instituto de Energia e Meio Ambiente (IEMA).

Essa quantidade de energia seria capaz de atender as demandas anuais do centro de treinamento , e parte também seria direcionada ao Estádio Etihad.

O Manchester City promete zerar as suas emissões de gás carbônico — principal responsável pelo aquecimento global — até 2030.

Mais de 3 mil painéis solares serão instalados na cobertura do Joie Stadium, estádio com capacidade para 7 mil pessoas e que recebe os jogos do time feminino do Manchester City.

Quase 4 mil ficarão no telhado de outras instalações, como o prédio da equipe principal masculina e o edifício das categorias de base.

O restante será espalhado por caminhos pelo CT, além de espaços ao lado dos gramados.

A promessa é ter todos os painéis solares funcionando até o fim deste ano, caso o plano seja aprovado pelo Conselho de Manchester.