Quais os desafios e as perspectivas da energia solar por assinatura no Brasil?

por: Invest Sustain

A energia solar por assinatura está crescendo no Brasil por ser uma opção acessível para consumidores que não possuem espaço para instalar equipamentos fotovoltaicos.

Seta

De acordo com a ANEEL, no primeiro quadrimestre do ano, 3.628 novas Unidades Consumidoras aderiram à geração compartilhada, com a instalação de 678 novas unidades de geração.

Seta

Desde o início da expansão solar no Brasil, existem mais de 9,4 mil unidades de geração compartilhada em operação, beneficiando 332 mil Unidades Consumidoras.

Apesar do crescimento, muitos consumidores ainda têm dúvidas sobre a viabilidade e os benefícios da energia solar por assinatura.

Bernardo Marangon, da Exata Energia, destaca a acessibilidade e o custo-benefício como principais atrativos da modalidade.

Seta

Thiago Bao, advogado da Bao Ribeiro Advogados, aponta desafios regulatórios e legais que precisam ser superados para um crescimento sustentável.

Seta

Pedro Dante, da Lefosse Advogados, menciona a necessidade de políticas públicas e incentivos para promover a expansão e aceitação da energia solar por assinatura no Brasil.

Seta