Por: invest sustain
O painel solar é o equipamento essencial para se gerar energia fotovoltaica, o qual é composto por células fotovoltaicas fabricadas a partir de materiais semicondutores, como o silício, que absorvem a luz do sol e geram energia elétrica pelo efeito fotovoltaico.
A tecnologia monocristalina possui eficiência mais alta. São facilmente reconhecíveis olhando de perto. Possuem uma cor uniforme, indicando silício de alta pureza e cantos tipicamente arredondados.
Os primeiros painéis solares à base de silício policristalino, foram introduzidos no mercado em 1981. Ambos, mono e poli cristalino são feitos de silício, a principal diferença entre as tecnologias é o método utilizado na fundição dos cristais.
Como a produção de energia elétrica é baixa nesta tecnologia, as células baseadas em silício amorfo, e tradicionalmente só tinham sido usadas para aplicações de pequena escala.
Telureto de cádmio é a única tecnologia de painéis solares de película fina que superou o custo/eficiência de painéis solares de silício cristalino em uma parcela significativa do mercado mundial de painéis solares.
Células CIGS mostraram o maior potencial em termos de eficiência que outras tecnologias de filme-fino. Normalmente operam na faixa de 10-12%, e já existem alguns sendo vendidos no Brasil passando dos 13%
A célula de polímero orgânico foi idealizada há muitos anos como uma tecnologia fotovoltaica flexível, de baixo custo, feita utilizando processos de impressão, máquinas simples e materiais abundantes.
Existe uma "nova" tecnologia no mercado conhecida por Heterojunção. Comercialmente falando, a eficiência dos painéis que utilizam esta tecnologia é de 21% a 24%.